HomeEnsinoUEM coopera com Universidade Agostinho Neto

UEM coopera com Universidade Agostinho Neto

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinou, esta Quarta-feira, um Memorando de Entendimento com a Universidade Agostinho Neto (UAN), visando reforçar a implementação de cursos, acções de formação e investigação na área de Ensino à Distância.

O acordo, rubricado pelos Reitores da UEM e da UAN, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior e Prof. Doutor Pedro Magalhães, respectivamente, visa igualmente promover um intercâmbio de recursos humanos e tecnológicos, induzir estudantes em métodos de estudo no Ensino à Distância bem como desenvolver e divulgar projectos de pesquisa em várias áreas de formação.

Na ocasião, o dirigente da Universidade Eduardo Mondlane afirmou que as duas instituições, criadas na mesma data e em contextos similares, são irmãs e que, por isso, deviam ter iniciado a cooperação há bastante tempo.

“Há um outro factor adicional, o facto de que na região da SADC a UEM e UAN pertencem a dois países falantes da língua portuguesa e sentimos que a nível da região precisamos de reforçar a cooperação entre universidades falantes desta língua, para criar uma plataforma que nos possibilita maior participação nas redes onde os francófonos e anglófonos têm estado mais envolvidos”.

Explicou que, na maior parte dos fóruns liderados por francófonos e anglófonos, há muita ausência de universidades falantes do português, nomeadamente instituições de ensino superior angolanas, cabo-verdianas, guineenses, entre outras.

Por sua vez, o Reitor da UAN assegurou que o acordo é de extrema importância para os angolanos e, por isso, espera que haja mais parcerias com a UEM para eliminar a barreira geográfica entre os dois oceanos, o Índico e Atlântico, permitindo que jovens encontrem oportunidades de se formarem nos dois países.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR !

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

ANÚNCIOS

.

Mais Visto