HomeEnsinoUEM celebra Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia

UEM celebra Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia

A Universidade Eduardo Mondlane organizou, esta Sexta-feira, a terceira Edição do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia, evento marcado por reflexões em torno do contributo das tecnologias inovadoras na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem bem como de investigação e inovação.
O encontro, que juntou docentes, investigadores e gestores académicos, serviu igualmente para a promoção de plataformas virtuais que se afiguram fundamentais para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem, num contexto em que a UEM está no processo de transformação para a Universidade de Investigação.
Falando na abertura do evento, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que o foco desta edição é o aprofundamento da pesquisa em tecnologias educacionais, cujo desenvolvimento e implementação estão em curso na universidade, e com ênfase especial na forma como essas inovações estão a transformar o ensino e a aprendizagem.
“Nesse contexto, a adopção de uma estratégia de realização de oficinas virtuais, abrangendo todas as faculdades e escolas da UEM, contribui para um maior networking e criação de comunidades virtuais de boas práticas que podem impulsionar o melhoramento de habilidades nos nossos docentes, investigadores e estudantes”.
Acrescentou que a UEM precisa reforçar as suas abordagens, através da adopção de tecnologias consideradas emergentes, com destaque para a Inteligência Artificial, como parte integrante das suas actividades em todas as Unidades Académicas, dando um salto de iniciativas isoladas e extracurriculares, seguindo, assim, as melhores práticas globais.
“Como se sabe, o caminho é evoluirmos para uma situação em que tenhamos docentes que não apenas pratiquem o ensino presencial, mas que, também, usem o espaço digital, para estender o ambiente de sala de aulas, como espaço de ensino e aprendizagem. Este é o desafio que nos é colocado e acredito que juntos podemos transformar este mesmo desafio em oportunidade”, alertou.
Por seu turno, o docente e investigador da UEM, Prof. Doutor Jorge Nhambiu, que proferiu a palestra principal com título “O papel do Ensino Híbrido e das Tecnologias Educacionais numa Universidade de Investigação”, afirmou que a inteligência artificial é extremamente relevante no ensino e aprendizagem, porém, não está em altura de substituir o papel do professor na sala de aulas, dadas as limitações que esta tecnologia apresenta.
“A educação envolve situações complexas e existem aspectos importantes no ensino que a inteligência artificial não pode observar, nomeadamente o estabelecimento de relações interpessoais, transmissão de valores éticos e morais bem como a intuição criativa que permite compreender a reacção do estudante se estão a reter a matéria ou não”, destacou.
Adicionou que o arranjo didáctico consolidado pelas aulas online e presenciais atendem os objectivos das disciplinas, promovendo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Ainda no contexto das celebrações do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia, que decorrem sob lema “Explorando novos horizontes de aprendizagem rumo à transformação digital da UEM”, o Reitor inaugurou o Laboratório de Multimédia, para a produção de conteúdos educacionais, no formato digital, instalado no Centro de Informática, no âmbito do Subprograma EdTech, financiado pelo programa de cooperação UEM-Suécia.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR !

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

ANÚNCIOS

.

Mais Visto