HomeExtensão & InovaçãoPalestrantes apontam a investigação como foco para o cumprimento da Agenda 2030

Palestrantes apontam a investigação como foco para o cumprimento da Agenda 2030

Palestrantes da Mesa Redonda que debateu a temática sobre a contribuição da UEM para implantação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis defendem que deve haver aumento de projectos de investigação, maior envolvimento de estudantes em iniciativas científicas alinhadas com a Agenda 2030.

Por isso, a UEM deve incluir matérias relacionadas aos ODS nas aulas práticas e teóricas, para conscientizar os seus estudantes da importância de cumprir as metas da Agenda, estabelecendo metas alinhadas com o Plano Estratégico.
O Professor Doutor David Ariza Mateu, da Universidade de Córdoba, Espanha, partilhou a experiência da sua universidade no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo destacado que a Universidade de Córdoba tem alinhado as suas estratégias, estabelecendo indicadores, políticas e acções com a agenda 2030, criando um sistema de prestação de contas para avaliar o sucesso e priorizar as ODS em função de cada unidade orgânica.
“As universidades devem contribuir para o cumprimento das metas estalecidas na Agenda 2030, através da gestão, educação, inovação, investigação, transferência de conhecimento e a governação institucional”, disse.
Por sua vez, a Professora Doutora Natacha Ribeiro, docente e investigadora da UEM, disse que esta Universidade tem contribuindo para a implementação da Agenda 2030, melhorando as taxas de ingresso e graduação a nível de pós-graduação e da qualidade dos graduados no mercado de trabalho, com a promoção e participação dos estudantes em actividades dentro e fora da instituição, bem como o aumento das publicações de trabalhos científicos.
“Aqui, acho que todos os ODS estão precavidos ou alinhados, entretanto, ainda temos que fazer mais trabalhos e elevar a nossa contribuição em termos de responsabilidade social. Por exemplo, já temos a iniciativa UEM Campus Limpo, mas, talvez, evoluir para actividades fora do campus e de maior impacto a nível do país e incluindo outros estudantes que têm feito trabalhos a nível de desporto”, disse.
Referiu que toda a comunidade universitária aos diferentes níveis, desde da gestão, docentes, investigadores, CTA e estudantes, devem estar comprometidos com a Agenda 2030.
Por seu turno, o Prof. Doutor Pedro Penha, da Universidade Federal de Paraná, Brasil, destacou a cooperação entre a UEM e a Universidade Federal de Paraná na implementação de um programa de reabilitação e qualificação do Centro Florestal de Machipanda, através da formação de professores e especialistas dos recursos humanos, para a difusão da tecnologia biológica, preservação do meio ambiente e otimização de recursos florestais.
“Isso são acções que estão concretamente fazendo algo para não comprometer as nossas gerações futuras com os nossos recursos actuais, isso é algo que agente precisa trabalhar muito para difundir e apresentar para todos os alunos e mostrar que acções pequenas podem contribuir directamente para o cumprimento das metas da Agenda 2030”, ressaltou.
De referir que a Universidade Eduardo Mondlane é a instituição de ensino superior que mais contribui em termos de produção científica associadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, no país.

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