HomeExtensão & InovaçãoEstudantes desenvolvem protótipo de casa inteligente

Estudantes desenvolvem protótipo de casa inteligente

Estudantes da Faculdade de Engenharia da UEM desenvolveram um protótipo, designado casa inteligente, que garante a segurança de portões, janelas e jardinagem de uma residência em casos de ameaça, originada por desastres naturais ou acção humana.
A inovação, exposta na 58ª Edição da Feira Agro-pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), realizada na semana passada, no distrito de Marracuene, Província de Maputo, apresenta sensores que permitem, por exemplo, trancar portas de uma residência por via do telemóvel.


O expositor da Faculdade de Engenharia, Hélder Uamusse, disse, na ocasião do evento, que o protótipo pode ser implementado na vida prática para auxiliar algumas actividades desenvolvidas pelo homem para garantir a segurança da sua moradia.
“Nos dias de chuva ou ventania, não precisamos mais de sair a correr de onde estivermos só porque esquecemos de trancar janelas e portões da nossa casa. Através do telemóvel, podemos fazer isso. O mesmo acontece em relação ao jardim, pois o sistema permite dar alerta em casos de falta de água”, garantiu.
Acrescentou que, no momento, a Faculdade está a envidar esforços na busca de parceiros para a implementação prática desta inovação, uma vez que o material necessitado pelos inovadores para o efeito é de difícil acesso.
Referir que, a realização de inovações desta natureza, tem sido frequente nesta unidade orgânica, sendo que os seus autores são maioritariamente estudantes do último ano.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR !

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

ANÚNCIOS

.

Mais Visto