A Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane foi palco no último fim de semana, do encerramento da Liga UEM, Edição 2023.
Estudantes de diversas unidades orgânicas da UEM e não só juntaram-se à maior prova desportiva da UEM que colocou em disputa as modalidades de Futebol 11, futsal, Basquetebol e voleibol em masculinos e femininos.
Na modalidade de futebol 11, em masculinos, a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal sagrou-se campeã, ao conquistar o primeiro lugar, seguido por Física e ACIPOL, na segunda e terceira posição, respectivamente. No futsal, ainda em masculinos, o ISCAM ergueu o troféu e deixou em segundo lugar a APolitécnica e Faculdade de Letras e Ciências Sociais em terceiro.
Em femininos, as meninas do Comando Geral da PRM levaram o título deixando as Mercenárias em segundo e Dragão em terceiro lugar.
Na modalidade de Basquetebol, disputada apenas em masculinos, a Faculdade de Engenharia levou o trofeu, deixando a Química em segundo lugar e ACIPOL em terceiro.
No Voleibol masculino, a anfitriã da prova, ESCIDE, ganhou o título, deixando a concorrência Apolitécnica e ISCISA em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Em femininos, as Águias Especiais sagraram-se campeãs, deixando a Apolitécnica em segundo e a ESCIDE em terceiro.
No fim dos jogos, a Directora do Centro de Desenvolvimento de Desporto e Educação Física, Lic. Maria de Lurdes Mungumabe, fez uma avaliação positiva do evento e deu os parabéns aos atletas envolvidos na prova.
“Esperamos melhorar no próximo e fazer melhor que este. De lembrar que estamos a procurar de parceiros para podermos envolver mais equipas da UEM e premiação, para motivar os estudantes. A prova tem contado com o numero por nós previsto, mas gostávamos de poder envolver todas faculdades da UEM”, disse.
Por seu turno, os jogadores de diversas modalidades e instituições mostraram-se satisfeitos com o decorrer da prova e já garantem uma melhor prestação para a Edição 2024 da Liga UEM.
“Foi um bom campeonato e esperamos que a UEM possa, das próximas vezes, estender o mesmo, para que mais equipas possam se juntar. Em termos de organização, penso que a apreciação é positiva”, disse Esmeralda Soto, do Comando Geral da PRM.
“O campeonato foi bom, as equipas bateram-se bem e penso que, no final, venceu aquele que deu o melhor de si. No geral, o campeonato foi bom”, considerou Laércio Azevedo, da FAEF.