Está em curso no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da UEM o Projecto Geosciences, Development and Sustainability: Africa and Europe Together (GEODES) , financiado pelo programa ERASMUS da União Europeia, com participação de um Consórcio de universidades moçambicanas, angolanas e europeias. O Projecto é liderado pela Universidade de Coimbra de Portugal.
Neste projecto cabe ao Departamento de Geologia da UEM treinar os docentes e técnicos das universidades de UNILÚRIO E UNIPÚNGUÈ em técnicas laboratoriais de várias áreas das geociências, com destaque para a mineralogia, sedimentologia, geoquímica e geofísica.
Neste, contexto docentes e investigadores destas duas universidades sob supervisão de docente da UEM realizaram actividades laboratoriais nas novas instalações do Departamento de Geologia para se familiarizarem com os procedimentos e instrumentos de análise de rochas, solos e minerais. Os mesmos beneficiaram também de treinamento na utilização de equipamento de geofísica, com enfoque para a pesquisa de águas subterrâneas, seguida de processamento de dados.
Os visitantes beneficiaram de aulas teóricas sobre a metodologia e treinamento de campo em técnicas de amostragem de rochas e solos. Para colheita de amostras de sedimentos, os investigadores da UNILÚRIO E NIPÍNGUÈ tiveram a oportunidade de usar o trado manual.
De uma forma geral, foram treinados até ao momento 8 docentes e técnicos, esperando-se que outros quatro beneficiem também de um treinamento em sedimentologia e geotécnia.
Para além do treinamento laboratorial, o Departamento de Geologia tem também apoiado a UNIPÚNGUÈ na revisão curricular dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de geociências .
A Faculdade de Ciências da UEM considera o projecto GEODES como uma plataforma para o reforço da colaboração entre universidades nacionais e entre estas e outros países.