A Direcção dos Recursos Humanos da UEM realizou um encontro, nesta Quarta-feira (18/10), com seus antigos Directores com objectivo de os conhecer e reconhecer as contribuições que deram enquanto gestores daquela unidade orgânica
O Director dos Recursos Humanos, Mestre Alcides Nobela, pediu para que os antigos dirigentes apoiem a nova gestão, transmitindo as suas vivências, suas opiniões sobre aspectos que precisam ser melhorados e a participarem de sessões de capacitação aos gestores dos Recursos Humanos onde poderão partilhar experiências.
“Há muita coisa que nós chegamos aqui e encontramos já feita, e a nossa preocupação era saber quem é que produziu todo este legado que estamos a dar continuidade. Aproveitamos partilhar os nossos desafios actuais e pedimos que eles também partilhassem os desafios que cada um teve durante o seu consulado e com base nisso tiramos algum aprendizado para a gestão actual”, disse.
Na ocasião, os antigos directores dos Recursos Humanos partilharam as suas experiências de gestão dos recursos humaos e apelaram para que a nova gestão seja um modelo para a instituição bem como o país, tendo quadros profissionais bem qualificados.
“É preciso um bom domínio da legislação sobre os recursos humanos e saber o que acontece com cada funcionário da instituição, conhecer toda norma publicada. No meu tempo, para qualquer despacho que saisse e fosse publicado no BR, nós fazíamos questão para que constasse no registo pessoal e isso é bom porque, mais tarde, facilita a emissão de certificados, a contagem de tempo e por aí fora”, disse o ex-Director Dr. João Sansão Matsinhe.
“Nós reflectimos na direcção que era preciso dar uma certa capacitação também às unidades orgânicas e começamos a pensar na figura de um Administrador de Faculdade que pudesse, a nível local, tratar de assuntos ligados às finanças e dos recursos humanos”, disse Dr. José Gil Chuquela.
A antiga Directora, Dra. Maria da Conceição Faria, disse que a Direcção dos Recursos Humanos é o grande pilar da instituição e, por isso, precisa ter bons técnicos e bem formados.
A nova gestão de Recursos Humanos tem pela frente a implementação da Nova Tabela Salarial Única, a capacitação dos recursos humanos e a elaboração de um Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos como desafios para a sua gestão.