A Universidade Eduardo Mondlane passará, nos próximos dias, a participar de forma activa no desenvolvimento do desporto moçambicano, especificamente o futebol, através da Escola Superior de Ciências do Desporto. O acto resulta de um Memorando de Entendimento assinado esta Terça-feira, no Campus Principal, entre a UEM e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), visando a formação e capacitação dos técnicos e outros actores deste órgão desportivo, contribuindo assim no desenvolvimento do futebol.
Essencialmente, as acções de cooperação irão incidir na formação teórico-prática em Ciências do Desporto, mormente naquelas com implicação directa na prática e desenvolvimento do futebol; produção, melhoramento e actualização de curricula de formação de agentes desportivos que desenvolvem actividades no futebol; entre outros.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a universidade reconhece a importância do desporto e, em particular do futebol, como um instrumento poderoso para promover a socialização, a amizade, a solidariedade e a unidade nacional.
“Este Memorando de Entendimento não é apenas um acordo formal entre duas instituições, mas um testemunho da nossa determinação conjunta em construir um futuro melhor para o desporto em Moçambique, através da colaboração, da investigação conjunta e da organização de eventos académicos, procuramos fazer avançar o nosso conhecimento e contribuir para o desenvolvimento do futebol”, disse.
Destacou que, a colaboração entre as duas instituições será frutífera e irá gerar resultados significativos no desenvolvimento dos estudantes e da Federação Moçambicana de Futebol, elevando deste modo o desporto nacional.
Por sua vez, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, disse que o memorando abre portas para a cooperação mútua em diversas áreas de interesse comum para as duas instituições.
“A parceria entre o futebol e a academia desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento do país, tanto no campo desportivo como no educacional. Essa relação traz consigo uma série de benefícios, incluindo o desenvolvimento de atletas e treinadores de alto nível, pesquisa e inovação bem como o acesso à instalações com recursos de qualidade”.
Acrescentou que, a cooperação representa um marco histórico porque aprofunda o trabalho que a UEM vem desenvolvendo com a FMF nas diversas áreas, destaque para a formação e organização conjunta de eventos, pesquisa e estágios profissionais concedidos aos estudantes da Escola Superior de Ciências do Desporto.
Durante a cerimónia de assinatura do Memorando, que reuniu diversas personalidades do desporto moçambicano, o Reitor aproveitou a ocasião para felicitar aos jogadores da Seleção Nacional do Futebol e a sua equipa técnica pela qualificação ao CAN Costa do Marfim 2023.