Estudantes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da UEM vão representar Moçambique no âmbito do projecto “Tuko Pamoja”/NOREC, em São Paulo, Brasil, durante 10 meses, para a troca de experiências.

A iniciativa, financiada pelo Governo da Noruega, visa promover o intercâmbio entre instituições norueguesas, brasileiras e moçambicanas, através da mobilidade de estudantes, professores e especialistas nas áreas da arte e cultura.
A comitiva que segue ao Brasil, nos próximos dias, despediu-se, esta Quarta-feira (18-10), do Reitor da UEM, a quem prometeram tudo fazer para representarem da melhor forma o país.
Interagindo com os estudantes, o Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse tratar-se de uma iniciativa com benefícios para as instituições envolvidas e para os estudantes que passam a dispor de outras experiências e conhecimento, visto que as artes e cultura são a melhor forma de conhecer um país e uma sociedade. “Quando se faz a mobilidade ainda novos ganha-se uma nova perspectiva de olhar o mundo, acredito que vocês também vão passar a ter perspectivas diferentes”, disse.
O Reitor apelou à ECA e ao Gabinete de Cooperação a terem em conta os créditos académicos para esta e futuras situações no processo de mobilidade dos estudantes, de modo a constarem no acto da emissão dos certificados de conclusão de cursos.
Aos estudantes, o Reitor pediu que se juntem aos estudantes de outras nacionalidades para realização de trabalhos conjuntos e, dessa forma, criarem redes de contactos e de trabalho. “Cada um pode trabalhar na sua área de especialidade como o design ou música, por exemplo”, frisou.
Os estudantes beneficiários do projecto dizem-se satisfeitos com a oportunidade de intercâmbio porquanto vão adquirir novos conhecimentos. Loida Muhera prometeu capitalizar a oportunidade trazendo para o país novos saberes na área de artes e cultura, tendo em conta a facilidade com a língua. Por seu turno, Matias Macuácua garante levar na bagagem as artes e cultura de Moçambique para partilhar com os colegas brasileiros de quem espera também algum conhecimento em troca.
Além de estudantes da ECA, rumam igualmente ao Brasil representantes da Associação Cultural MoNo, parceira da ECA na implementação do projecto “Tuko Pamoja”, em Moçambique.