
O Centro de Pesquisa e Tecnologia do Mar (CePTMAR) da UEM lançou, esta Segunda-feira, o curso de Uso de QGIS e PANOPLY para visualização e processamento de dados marinhos.
Esta formação, financiada pela UNESCO e direccionada principalmente aos investigadores da área de ciências marinhas, visa apoiar a pesca sustentável para melhorar a segurança alimentar e nutricional das pessoas nos países parceiros.
Na abertura do curso, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que esta pode ser uma oportunidade para estudar e compreender o contributo da economia azul e, sobretudo, da pesca no país.
“Moçambique tem uma costa de cerca de três mil quilómetros e distritos em que a actividade principal é a pesca, daí que urge a necessidade de perceber o que deve ser feito para que estas pessoas possam também contribuir para o crescimento do PIB, numa responsabilidade que não é só do ministério, mas também da universidade”.
Explicou que a formação vai contar com 20 participantes, dos quais se destacam moçambicanos e angolanos, provenientes de instituições académicas e de investigação, que poderão desenvolver conhecimentos sobre os princípios de funcionamento de sensoriamente remoto e familiarização com as suas plataformas, bem como do acesso ao catálogo de dados disponíveis nas várias ferramentas virtuais.
“Esperámos que a formação traga subsídios que melhoram o conhecimento de plataformas para a busca de dados, do uso de programas de visualização, manipulação de diferentes formatos de dados, interpretação e aplicação para responder às perguntas de pesquisa”, destacou.
Por seu turno, o representante da UNESCO, Marcos Cherinda, reiterou que a sua instituição irá garantir o apoio necessário para que a formação decorra sem sobressalto, assim como para a realização de futuras iniciativas decorrentes deste curso.