O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) lançou, hoje (11/08), em Maputo, as Linhas Estratégicas 2023-2032, a partir das quais serão elaborados planos anuais de actividades assentes em três pilares estratégicos, nomeadamente o Fortalecimento e Actualização Contínua da Capacidade dos Parceiros Locais; a Promoção e Consolidação do Networking e Engajamento Comunitário no Âmbito das Actividades Desenvolvidas pelo CAICC; e o Desenvolvimento Institucional, Sustentabilidades, Aprendizagem e Investigação.
O evento de lançamento foi dirigido pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel
Guilherme Júnior que, na ocasião, disse estar convicto de que o CAICC continuará a desempenhar um papel crucial no compromisso da instituição de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Para o Reitor, as TIC têm poder de conectar pessoas, romper barreiras geográficas e impulsionar o crescimento económico e social. “E, com estas directrizes, tenho a certeza de que o CAICC se fortalecerá ainda mais como um agente de transformação”, disse.Referiu que o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) tem que estar ciente de que a inovação tecnológica é uma das chaves para o avanço da sociedade, entretanto, reconhece o desafio de garantir que todas as camadas da população possam beneficiar da revolução digital que pode acontecer com complementaridade de acções.
Assim, o Reitor da UEM reforçou a importância das parcerias e o envolvendo sectores os público, privado, académico e a sociedade civil, como estratégia para alavancar verdadeiramente o potencial das TIC para o desenvolvimento sustentável.
O Director do CIUEM, Doutor Luís Neves, explicou que o lançamento das Linhas Estratégicas do CAICC visa também dar uma resposta à Política de Extensão e Inovação da UEM, aprovada em 2021, quem tem como um dos fundamentos a promoção do desenvolvimento comunitário e transferência de tecnologias.
O Coordenador do CAICC, dr. Iazalde Martins, fez saber que, nos últimos 16 anos, esta unidade capacitou as rádios comunitárias e as comunidades locais na literacia digital e, ultrapassada esta fase, pretende focar-se no uso consciente das TIC. “Antes não havia muita disponibilidade de dispositivos móveis, as pessoas nas comunidades não sabiam, por exemplo, como aceder a um jornal digital e fomos trabalhando nesse sentido, agora temos que mudar a abordagem”, disse. O objectivo das Linhas Estratégicas do CAICC é assegurar que os diversos centros que fazem parte da rede CAICC estejam em condições profissionais para acompanhar a evolução tecnológica a nível nacional e mundial, assimilar e saber tirar proveito das novas possibilidades que as TIC oferecem.