A ExxonMobil Mozambique, em parceria com o Centro de Coordenação dos Assuntos do Género da UEM (CeCAGe), atribuiu, bolsas de estudo às raparigas admitidas aos cursos de ciências, tecnologias, engenharias e matemática na UEM.
A cerimónia de atribuição decorre no âmbito do Projecto “Acesso das raparigas aos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM´s)”, no Ensino Superior em geral e na UEM em particular.
O projecto tem por objectivo incentivar as raparigas a escolherem as áreas das ciências, no nível pré-universitário (11ª e 12ª classe), através da realização de palestras nas escolas secundárias da cidade e província de Maputo e pela disponibilização de aulas de preparação para os exames de admissão aos cursos de CTEMs no ensino superior.
A Directora do CeCAGe, Profª. Doutora Gracinda Mataveia, disse que, no início das actividades, em 2020, houve constrangimentos por causa das restrições impostas pela COVID-19 e, por essa razão, as palestras para as raparigas nas escolas iniciaram em 2022.
“Queremos agradecer a ExxonMobil pela confiança que depositou ao Centro de Coordenação dos Assuntos do Género e reiterar o compromisso de manter a transparência e responsabilidade que tem caracterizado esta parceria”, disse.
Por sua vez, o Director das Relações Públicas e Governamentais da ExxonMobil Mozambique, Fernando Pegado, disse que a educação é um dos pilares importantes da responsabilidade corporativa e social da empresa e vê esta parceria como uma oportunidade de colaborar com a universidade.
“O programa das bolsas foi uma inovação e achamos que seria a próxima etapa para apoiar as raparigas admitidas na conclusão dos cursos, atendendo às várias dificuldades que enfrentam ao longo da formação. Hoje estamos aqui para entregar as primeiras 6 bolsas às raparigas”, afirmou.
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou a importância do projecto na preparação das raparigas após a conclusão do ensino secundário para os exames de admissão ao ensino superior, e depois na atribuição de bolsas de estudo, porque, segundo disse, uma das condições