Benigna Zimba no adeus à FLCS
Em ambiente de forte carga emocional e reconhecimento, a Faculdade de Letras e
Ciências Sociais (FLCS) prestou, esta semana, uma calorosa homenagem a 18 quadros
reformados, entre docentes e técnicos administrativos, que encerram o seu ciclo activo
na instituição, mas não a sua dedicação ao saber nem à sociedade.
A Prof.ª Doutora Benigna Zimba, uma das figuras centrais desta despedida, emocionou
a comunidade académica ao revisitar o percurso de décadas que ajudou a desenhar os
contornos da Faculdade tal como é hoje. Fundadora da FLCS e referência incontornável
nas ciências sociais moçambicanas, Zimba deixa o activo com o coração pleno de
gratidão – e uma palavra firme à nova geração: “nunca negligenciem o saber das
comunidades. A sociedade é nossa principal fonte de conhecimento”.
Na hora do adeus, visivelmente emocionada, Zimba disse estar orgulhosa do caminho
que trilhou pelo privilégio e oportunidade que a profissão lhe conferiu de ensinar e
formar muitos moçambicanos, alguns dos quais compõem o actual elenco directivo da
FLCS.
Ao lado de colegas igualmente emocionados, Zimba fez questão de enaltecer o papel
das comunidades locais na consolidação da Faculdade, sublinhando que, o sucesso da
FLCS, nunca foi apenas académico, mas também profundamente social e humano.
Por seu turno, o Director da FLCS, Prof. Doutor Samuel Quive, agradeceu o legado dos
que agora partem para uma nova fase da vida, recordando que muitos iniciaram as suas
carreiras nos anos desafiadores do pós-independência, quando o país começava a traçar
os seus próprios caminhos no ensino superior.
“Vocês cumpriram a vossa tarefa, tenham orgulho de terem feito o vosso trabalho,
porque vocês formaram muitos quadros que, hoje, estão a servir este país”, destacou.
A cerimónia decorreu num clima de abraços apertados, olhares cúmplices e palavras
sentidas, onde o afecto se misturou com o orgulho. A FLCS despede-se de alguns dos
seus mais dedicados servidores, mas celebra, acima de tudo, a continuidade do seu
espírito – agora multiplicado nas salas de aula, nos campos de pesquisa e na memória
institucional da Universidade Eduardo Mondlane.