HomeNOTÍCIASFortaleza de Maputo acolhe jornada de limpeza com forte mobilização comunitária

Fortaleza de Maputo acolhe jornada de limpeza com forte mobilização comunitária

No âmbito das iniciativas de valorização do património cultural e promoção da educação patrimonial, a Fortaleza de Maputo promoveu, a 29 de Março, uma jornada de limpeza nas áreas envolventes ao monumento histórico. A acção teve lugar na zona histórica da Baixa da Cidade, abrangendo a Praça 25 de Junho, o Museu da Moeda e artérias vizinhas como as ruas do Timor Leste, Samora Machel e Ngungunhane.

A actividade, realizada em parceria com diversas entidades públicas e privadas, contou com a participação activa de colaboradores do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), nomeadamente das vereações de Salubridade e de Cultura, bem como da Direcção de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane, vendedores informais da zona, estagiários do Instituto Comercial de Maputo e representantes do Distrito Municipal Ka M’Pfumo.

O foco principal da acção foi a remoção de resíduos sólidos ao redor do Jardim da Fortaleza, numa tentativa de devolver dignidade e salubridade ao coração histórico da capital, fortemente impactado pelas recentes agitações sociais. Segundo o Mestre Moisés Timba, curador da Fortaleza, a iniciativa visa complementar os esforços dos serviços municipais de limpeza e, sobretudo, fomentar uma consciência cívica em torno da preservação do património histórico e ambiental.

A campanha, que deverá se repetir mensalmente até ao final do ano, ambiciona envolver um número cada vez maior de cidadãos, incluindo estudantes, polidores de viaturas, associações amigas da Fortaleza e outros voluntários comprometidos com a causa ambiental e patrimonial.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR !

ANÚNCIOS

.

Mais Visto