O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, enalteceu o papel do Governo e dos parceiros de cooperação, nacionais e internacionais, no alcance da excelência nas actividades de ensino, investigação, extensão e inovação na UEM, tendo agradecido o apoio e manifestado a intenção de continuar a contar com o Governo e demais parceiros na materialização do Plano Estratégico da instituição 2018-2028.
Falando durante a V Gala da instituição que marcou o fim do ano académico, em 2023, explicou que os desafios da nação moçambicana são os que motivam a transformação da UEM em Universidade de Investigação.
Fez saber que o processo da transformação em Universidade de Investigação ganhou mais ímpeto, em 2023, através de acções como o mapeamento de intervenções concretas para o alcance de ganhos rápidos e com impacto, e com o envolvimento de poucos recursos (quick-wins); a finalização da contratação da Assistência Técnica à UEM, financiada pela Cooperação Italiana, visando acelerar a reforma académica da Instituição; e início da reforma em algumas unidades orgânicas da UEM, como o CEDIR, Imprensa Universitária e Fundação Universitária que nos próximos tempos terão um caminho definido. “Na verdade, este é apenas o início de um longo processo e, no ano que se avizinha, perspectivamos acelerar ainda mais o processo de Reforma Institucional”, disse.
No roll das realizações no ano académico prestes a findar, o Reitor da UEM, destacou as celebrações do Centenário do Patrono da UEM, Prof. Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, e viu intensificar as suas actividades de ensino-aprendizagem, investigação, extensão, inovação e governação universitária. “A reforma curricular continuou em 2023, com destaque para a revisão de mais de 25 cursos de mestrado e doutoramento”, frisou.
Na área de investigação e extensão, o Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou, em 2023, a realização da “XII Conferência Científica” sob o lema “Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas” que contou com cerca de 1900 participantes e foram apresentadas 600 comunicações.
Segundo o Reitor, a UEM deu início, em 2023, a implementação dos 30 projectos da chamada competitiva do FDI, orçados em pouco mais de 230 milhões de meticais e ainda a instituição participou na “3ª Edição da Feira Científica”, organizada pelo Conselho de Serviços de Representação do Estado da Cidade de Maputo, sob o lema “Ciência para e com a Sociedade”, entre outras realizações.
A V Gala da UEM contou com a participação da comunidade universitária, de membros do Governo, sociedade civil e representantes dos serviços diplomáticos, parceiros da UEM.